ARTIGO
quarta-feira, abril 01, 2009Eu escrevi esse artigo abaixo para um jornal de Manaus... março / 2009.
.........................................................................
Oportunidades em tempos de crises.
Vira e mexe você ouve essa frase: “são nas crises que surgem as maiores oportunidades”. Meio sem entender na prática como isso funciona muitas pessoas ignoram essa frase que está bem batida, principalmente, em tempos de crises econômicas.
Fazendo uma reflexão mais detalhada sobre crises lembramos que quem sabe lidar muito bem com isso são os artistas, pois, a maioria das canções que se perpetuam como o hino nacional do coração de diversas pessoas, foram músicas escritas em momentos de dor, perdas, dificuldades financeiras ou até solidão. Em outros casos conhecemos a história, com “H”, de diversos personagens entre eles cito um bem atual pra quem gosta de filmes, “À procura da felicidade” que conta a história de Chris Gardner, que mesmo diante das mais desesperadas situações, sob constante pressão financeira, não ignora os principais valores de um homem íntegro e nem perde as esperanças. Os obstáculos parecem não ter fim, mas a força de vontade de Gardner é ainda maior e ao final, claro, ele vence na vida com muito esforço.
Trocando em miúdos a experiência do exemplar drama americano contada no filme, observamos o quanto é importante olhar para o sucesso dos outros e admirar, e ver que isso é possível pra nós. Infelizmente, a maioria das pessoas ao invés de lutarem pelos seus objetivos por conta própria querem destruir o sucesso alheio.
No Brasil, há muitos “Chris Gardner” que não são contados nos filmes, mas vemos ao nosso lado, que tal olhar para uma boa história dessa com um final de êxito bem perto de nós e procurar mudar os nossos valores acreditando que é possível tirar bom proveito dos momentos de dificuldade, agora é preciso esforço, trabalho, integridade e perseverança sem lamúrias.
De uma forma mais contextualizada com as pequenas, médias ou grandes empresas que de alguma forma estão sendo afetadas pela crise o foco é entender que no meio das crises é que diferenciamos os homens dos garotos, como vi certa vez um executivo citar essa frase em discurso sobre a crise econômica.
Enfim, não abra mão de sonhar e ousar em prosseguir buscando estratégias para alavancar seus estudos, negócios e trazer qualidade aos seus relacionamentos. Nos tempos de crises as oportunidades surgem especialmente para aqueles que são visionários, criativos e não abrem mão de ser bons empreendedores.
0 comentários